Concurso Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx / 2017: são 440 vagas para ingresso no curso de Oficiais de Carreira

Tempo de leitura: 3 minutos

Aberto Concurso Público da Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx, que tem por objetivo preencher 440 (quatrocentas e quarenta) vagas, sendo, 400 (quatrocentas) para candidatos do sexo masculino e 40 (quarenta) do sexo feminino, para ingresso no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

São requisitos para estar apto a concorrência: ser brasileiro nato; ter concluído o Ensino Médio; possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; ter altura mínima de 1,60m para os homens e de 1,55m para mulheres; dentre outros.

→ Prepare-se: Apostilas Preparatórias Concurso EsPCEx

Durante o período do curso de formação, os alunos terão direito a auxílios, assistências e remuneração.

O pedido de inscrição deve ser feito somente pela internet, através do endereço: http://www.espcex.eb.mil.br, no período de 01 de maio de 2017 a 20 de junho de 2017.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 90,00 (noventa reais).

A seleção dos candidatos para a EsPCEX será composto de: Exame Intelectual (Prova Objetiva Escrita e de Redação); Comprovação dos requisitos biográficos pelos candidatos; Inspeção de Saúde (IS); e Exame de Aptidão Física (EAF).

O Exame Intelectual (Provas Objetiva e de Redação) serão realizadas em dois dias consecutivos (30/09 e 01/10/2017), aplicadas nas Guarnições de Exame e nas Organizações Militares Sede de Exame, distribuídas por todo o Brasil (relação das cidades no Anexo B do Edital).

O Concurso de Admissão à EsPCEx, terá validade a partir da data de publicação do respectivo Edital de homologação do resultado e encerrar-se-á 30 (trinta) dias após a data limite prevista para matrícula na EsPCEx.

– Sobre o Curso de Formação:

Os candidatos aptos no concurso curso, de nível superior, será realizado em 5 (cinco) anos em regime de internato; nas instalações da EsPCEx, em Campinas-SP, com duração de 1 (um) ano, onde o militar em formação recebe o título de aluno; e nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende-RJ, com a duração de 4 (quatro) anos, onde o militar em formação recebe o título de cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar, dentro dos percentuais estabelecidos pelo Estado-Maior do Exército, conforme o preconizado pelo Regimento Interno da AMAN.

A Cadete do sexo feminino, no processo de escolha, somente poderá optar pelos cursos de Intendência ou de Material Bélico.

Os concluintes serão declarados Aspirantes a Oficial, sendo-lhes conferida, após a colação de grau, a graduação de Bacharel em Ciências Militares.

– Resumo:

  • Cargo: Curso Formação Oficiais de Carreira
  • Número de Vagas: 440
  • Escolaridade: Nível Médio Completo
  • Remunerações: Assistências, Auxílios e Salário
  • Banca Organizadora: EsPCEx
  • Taxa de Inscrição: R$ 90,00
  • Período de Inscrição: 10/05/2017 a 20/06/2017
  • Data da Prova: 30/09/2017 e 01/10/2017

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *