Curso Português Prático: Aprenda a Língua Portuguesa de Forma Simples e Eficaz

Tempo de leitura: 12 minutos

Você já se perguntou qual a primeira impressão que passa quando fala com alguém importante, como numa entrevista de emprego, ou quando faz o primeiro contato com um cliente, por meio de um e-mail? Claro que já, afinal, a primeira impressão é importantíssima. Para que nos levem a sério existem alguns elementos com os quais devemos tomar cuidado, como aparência e linguagem corporal. Uma vez que demonstramos uma imagem de respeito, as pessoas estarão prontas para ouvir nossas ideias e compreender nosso potencial, certo?Talvez. Isso dependerá também de um outro elemento: A linguagem.

Suas ideias, sugestões, características, enfim, todo o seu potencial em dado momento terá que ser expressado por meio da linguagem. Mesmo que você seja o candidato perfeito para a vaga, ou tenha o projeto mais inovador do século, você será julgado pela forma como fala e escreve, simplesmente porque a fala e a escrita são os instrumentos usados para dividir seu conhecimento com o mundo. Quanto menos apropriados, menos clara será a sua mensagem e mais longe você estará de se expressar efetivamente.

Portanto ter domínio da língua portuguesa é imprescindível, não importando sua área de atuação. É importante notar que “domínio” vai muito além do português da escola, muito além de simplesmente conseguir se comunicar. A partir desses conceitos trabalha o curso Português Prático.

– A importância do Português

O curso Português Prático surgiu com a intenção de suprir uma grande necessidade nos dias de hoje: Melhorar a escrita e a fala dos brasileiros.

Passamos 24 horas por dia tendo contato com a nossa língua materna, mas sabemos que o português do dia-a-dia está longe de ser o correto. Esses deslizes podem – e serão – notados por clientes ou pelo seu chefe, seja na sua fala ou pior, na sua escrita.

Mesmo para quem ainda não está inserido no mercado de trabalho, o desempenho na parte de “Língua Portuguesa” de uma prova vestibular ou um concurso público pode ser a diferença entre alcançar seus objetivos ou não.

Mas calma, se você se identifica com esse tipo de situação, isso não é culpa sua. Primeiramente, é importante ter noção de que realmente, a língua portuguesa tem certo nível de complexidade, mas isso não é motivo para considera-la impossível ou odiá-la. O problema não é a língua e nem muito menos você.

O modo como o português é ensinado nas escolas é muito antiquado. As explicações são muito focadas em descrições e regras, e o aluno sente que deve decorar tudo aquilo unitariamente. Os hábitos negativos que adquirimos vêm da linguagem que ouvimos, já que nos nossos anos de escola temos muito mais contato com a variedade oral do dia-a-dia do que com a matéria ensinada, e não conseguimos conectar essas duas realidades.

A partir do momento em que saímos da sala, esquecemos todas as descrições e regras que nos foram passadas. Isso acontece porque não houve aprendizado efetivo.

Isso faz com que milhares de brasileiros e brasileiras tornem-se adultos insatisfeitos com suas habilidades comunicativas, e pensem que o português é um bicho de sete cabeças.

– O diferencial do curso “Português Prático”

É fácil ter acesso a milhares de cursos on-line, que estão a uma simples pesquisa de distância. A maioria de nós já se sentiu completamente determinado a aprender algo pela internet e acabou desistindo nos primeiros dias ou semanas.

A internet oferece quantidade, mas não qualidade. É por isso que, por mais que encontremos muitos cursos a nossa disposição, ainda sim é muito difícil aprender algo pela internet. Ainda mais quando se trata da complexa língua portuguesa.  Os cursos voltados para esse tema que são encontrados no Youtube, por exemplo, reproduzem o discurso do português da escola: descrições, regras e falta de conexão.

Esse é o grande diferencial que podemos encontrar no curso Português Prático.

Toda didática usada pelo curso parte do princípio de que o cérebro humano trabalha com o conceito de conectivismo, ou seja, é muito mais simples entender e se lembrar de um conceito quando ele se conecta com outros. Por exemplo, é muito mais difícil decorar um código aleatório como 45PVCBAE1DDS do que decorar uma frase como “Quarenta e Cinco Papagaios Verdes Comem Bananas Amarelas Em Um Dia De Sol”, pelo simples fato de que a frase, apesar de ter muito mais letras, faz sentido. As letras se conectam para formar significados já conhecidos, e dessa forma seu cérebro tem muito mais facilidade para entender e assimilar o que está escrito.

Da mesma forma, aprender português pode ser mais simples. No curso Português Prático conceitos como morfologia e sintaxe são ensinados de forma correlacionada, ou seja, o Português é encarado como um grande sistema ao invés de pequenos blocos. Isso faz com que o aluno aprenda a visualizar a língua com um todo e finalmente aprender verdadeiramente todas as funções e usos da língua corretamente.

Durante todo o curso são mencionados os conceitos de morfologia, fonética e sintaxe. O professor e idealizador do curso, Luiz Felipe Cristofari, denomina esses conceitos como os “pilares” do funcionamento da língua portuguesa. Uma vez que o aluno aprenda suas funções e o modo como utilizá-las, poderá ter finalmente entender o que ele chama de “lógica” da língua portuguesa.

É interessante ver como Cristofari encara a língua, já que poucas pessoas chamariam a área de linguagem de lógica, e é incrível notar como isso funciona bem em seu curso.

Cada pessoa tem aptidão para uma área de Inteligência (matemática, linguagem, artes, etc.), e por isso todos temos modos diferentes de encarar conceitos e explicações. Não é incomum que pessoas que tenham facilidade com raciocínio lógico ou espacial tenham certa dificuldade com linguagem, seja da língua portuguesa ou qualquer outro idioma, justamente por essa matéria parecer distante de suas habilidades.

O que se destaca nesse curso é a capacidade de se adequar a todos os tipos de alunos. O método é o mesmo para todos, mas a esquematização demonstrada por Cristofari pode ser considerada quase que uma linguagem universal, que pode ser perfeitamente aproveitada tanto por aqueles que tem habilidades linguísticas quanto pelos que não tem.

Isso é possível porque esse sistema, diferente de outros encontrados na internet, surgiu a partir de uma gramática criada especificamente para ele. Enquanto a maioria das gramáticas de consulta são adequadas a pessoas que tem conhecimento acadêmico mais avançado da língua portuguesa, trazendo conceitos separados e apropriados apenas à consulta, a gramática encontrada no Português Prático facilita a relação entre os termos e verdadeiramente auxilia no aprendizado do aluno. Sem contar que é a única gramática da língua portuguesa que existe 100% on-line.

O curso usa uma enorme variedade de exemplos para demonstrar os conceitos que procurar ensinar, e demonstra as palavras de forma dinâmica, explicando como cada conceito interage e se completa e como cada palavra pode ter um valor ou função diferentes dentro da frase.

Muito mais do que aprender a analisar frases, esse método também permite o mais importante: a relação entre o que se aprende de forma escrita e o que se fala. Dessa forma o curso se torna ainda mais proveitoso, já que uma vez que o aluno entenda a função de cada partícula do português ele poderá notar os erros com os quais tem contato no dia-a-dia e aplicar isso na sua própria linguagem.

– A estrutura do curso ”Português Prático”

Uma vez que o aluno faça a inscrição, ele receberá as informações de conta para acessar o site do curso. Nesse site se encontra uma plataforma on-line e por meio dessa plataforma terá acesso a um total de 83 vídeo aulas dividas em módulos.

Nessa plataforma as aulas são liberadas, semana a semana, e uma vez inscrito o aluno terá acesso irrestrito a esses materiais. Isso permite que o ritmo do curso seja ditado pelo próprio aluno, que pode assistir cada aula quantas vezes quiser. Além disso, a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo, fazendo com que os estudos fiquem muito mais práticos e dinâmicos.

No primeiro módulo o aluno se depara com o conceito de fonética, que nada mais é do que os sons das palavras. Esse tema engloba principalmente acentuação, que é uma grande dificuldade para a maioria dos brasileiros. Além disso, o aluno também conhece os conceitos de fonemas, sílabas, encontros consonantais e encontros vocálicos. Sem dúvida um dos módulos mais interessantes, já que a fonética da língua portuguesa é divertida e peculiar. Uma vez que você pare para analisar os sons de sua própria língua, acaba até os achando engraçados.

No segundo módulo encontramos a morfologia, que parece um nome complicado, mas é simplesmente a classificação das palavras da língua portuguesa. Nesse módulo aparecem conceitos como artigo, adjetivo, substantivo, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções, preposições e interjeições. Esse é o pacote completo para que você finalmente entenda a função das palavras, e acredite, isso é muito importante. Uma vez que você saiba diferenciar um substantivo de um adjetivo e um pronome de um artigo a qualidade dos seus textos se elevará de maneira absurda e sua compreensão de texto também.

Já no terceiro módulo aparece a sintaxe. É nesse momento que o aluno terá contato com a temida análise sintática, os conceitos de sujeito e predicado (entre outros) e o estudo do período e da oração. Quando o aluno chega aqui, entretanto, a análise sintática não é mais tão assustadora assim. Depois de aprender os conceitos do segundo módulo ele já tem uma visão muito mais estrutural do funcionamento da língua. Com isso, o terceiro módulo fica muito mais interessante e proveitoso. Sem contar que o modo como a sintaxe e explicada é claro, didático e detalhado, ou seja, é dinâmico, mas sem deixar de explicar nada.

Depois de entender os “três pilares”, o aluno chega no que Cristofari chama de módulo extra e bônus, que são suficientemente completos para que pudessem ser um curso a parte. Esse complemento, entretanto, acompanha o curso principal é garantido para todos os alunos, que tem livre acesso a esse material.

No módulo extra o aluno aprende o uso da crase, das diferentes formas do “porque”, pronomes oblíquos, concordância, regência e pontuação. Esses conceitos levam a erros muito comuns, e podem ser considerados a cereja do bolo do bom uso do português.

Já os bônus, que são vários, tem como objetivo melhorar a organização de ideias em texto escrito e aprofundar os conhecimentos do aluno.

O primeiro bônus consiste em um curso de redação express, para que além de apropriados suas redações também tenham qualidade literária. Isso é imprescindível para qualquer situação – uma prova, um vestibular, um relatório, um e-mail, etc.

O segundo é um curso de linguagem, englobando tipos de linguagem, figuras de linguagem e vícios de linguagem.

No terceiro bônus, e um dos mais importantes, o aluno terá um curso de compreensão e interpretação de textos. Isso acaba com aquele problema de errar uma questão porque não entendeu o enunciado, ou ter que perguntar sobre uma tarefa ou memorando várias vezes. Sem contar que isso também facilita e torna mais divertida a leitura por prazer.

O quatro bônus é o acesso ilimitado e exclusivo a gramática criada para o curso, e o quinto é um pacote de exercícios enorme. Esses dois extras dão ao aluno a oportunidade de se manter sempre ativo nos estudos, caso desejar, e elimina qualquer dúvida que possa surgir depois do término do curso.

Também serão entregues bônus complementares que vão ajudar a evitar erros clássicos da língua portuguesa.

– O custo-benefício

O valor total do curso é muito inferior a uma mensalidade escolar, e pode ser parcelado em 12 vezes. O custo-benefício é altamente positivo, já que o aluno tem acesso irrestrito aos materiais e que não existe outro curso que ofereça tanto conhecimento, seja em modulo presencial ou pela internet.

Além disso, outro ponto principal de vantagem é que o aluno tem garantia de 30 dias, ou seja, você pode experimentar o curso Português Pratico por 30 dias, e se ele não te agradar, você terá o seu dinheiro de volta, sem burocracia.

Seja você é um aluno regular ou que deseja prestar vestibular, enem, concurso, ou é um profissional desempregado ou inserido no mercado de trabalho, esse curso é para você. Sua adaptabilidade, custo-benefício e material completo o tornam relevante para todos os públicos.

>>> Conheça o Curso Português Prático – CLIQUE AQUI <<<

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *