Marinha do Brasil – MB / 2016: abre Concurso para ingresso no Curso de Formação do Corpo Auxiliar de Praças

Tempo de leitura: 3 minutos

Concurso Marinha do Brasil - 2016A Marinha do Brasil – MB, divulga edital normativo para realização de Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) em 2016.

– Das Vagas:

Ao todo são 165 (cento e sessenta e cinco) vagas que deverão ser preenchidas nas especialidades de: Administração (02), Administração Hospitalar (02), Contabilidade (20), Desenho de Arquitetura (02), Estatística (04), Eletrônica (02), Gráfica (12), Geodésia e Cartografia (10), Higiene Dental (02), Marcenaria (14), Mecânica (22), Metalurgia (22), Meteorologia (12), Motores (16), Nutrição e Dietética (02), Patologia Clínica (02), Processamento de Dados (02), Química (13), Radiologia Médica (02) e Telecomunicações (02).

→ Prepare-se: Apostila Preparatória Concurso Marinha do Brasil/MB

A escolaridade exigida as funções são em Nível Médio com formações técnicas na especialidade desejada.

Outros pré-requisitos são: ser brasileiro; ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2017; ter bons antecedentes; dentre outros (ver edital).

20% das vagas serão destinadas, dentro da cota de vagas, aos candidatos que se declarem negros/pardos.

– Salários:

Não foram informados valores remunerativos, mais durante o Curso de Formação os candidatos terão todos os auxílios necessários para o bom cumprimento do aprendizado.

– Inscrições:

O concurso será organizado pela própria Marinha, através da sua Diretoria de Ensino (DEnsM).

As inscrições poderão ser realizadas, em nível nacional, na página oficial da DEnsM, no endereço www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, podendo ser solicitadas somente entre 08h do dia 22 de agosto e 23h59 do dia 20 de setembro de 2016. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais).

Os candidatos que não tiverem acesso à internet, poderão efetuar suas inscrições nas Organizações Militares da Marinha (OREL) relacionadas no Anexo I do Edital.

– Provas:

A seleção dos candidatos se dará em duas etapas, sendo a Primeira composta das fases inicias de: Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais (CP); Redação; e Eventos complementares constituídos de: Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física (TAF); e Verificação de Dados Biográficos (VDB) – Fase preliminar.

A Prova Escrita e a Redação serão realizadas nas Organizações Militares das cidades de Rio de Janeiro / RJ, Vila Velha / ES, Salvador / BA, Natal / RN, Olinda / PE, Fortaleza / CE, Belém / PA, São Luís / MA, Rio Grande / RS, Porto Alegre / RS, Florianópolis / SC, Ladário / MS, Brasília / DF, São Paulo / SP, Manaus / AM e Santos / SP, em data e horários ainda a serem definidos.

Os candidatos aptos na Primeira Etapa, dentro do número de vagas, terão direito a ingresso na Segunda Etapa, composta das fases de: Período de Adaptação (PA); Verificação de Documentos (VD); Verificação de Dados Biográficos (VDB) – Fase final; Avaliação Psicológica (AP); e Curso de Formação propriamente dito.

O prazo de validade do Concurso para convocação e aproveitamento de candidatos reservas terminará no dia 17 de julho de 2017.

– Sobre o Curso de Formação:

O candidato será matriculado no CF como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete, e ao lograr a aprovação no Curso, que terá a duração de até 17 (dezessete) semanas, será nomeado Cabo do CAP.

Após a conclusão do Curso de Formação, as movimentações dos Cabos serão realizadas de modo a atender às necessidades das Tabelas Mestras de Força de Trabalho (TMFT) dos Setores de Distribuição de Pessoal da Marinha do Brasil, em todo o território nacional, atendendo a conveniência do serviço, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI), destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

– Resumo:

  • Cargos: Curso de Formação do Corpo Auxiliar de Praças
  • Número de Vagas: 165
  • Escolaridade: Médio / Técnico
  • Remunerações: Não Informado
  • Banca Organizadora: Marinha do Brasil
  • Taxa de Inscrição: R$ 40,00
  • Período de Inscrição: 22/08/2016 a 20/09/2016
  • Data da Prova: a definir

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *