O que é e para que serve o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio?

Tempo de leitura: 2 minutos

ENEMENEM é a abreviatura dada ao nome do Exame Nacional do Ensino Médio, projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que nasceu em 1998 com o objetivo inicial de averiguar o nível de aprendizado dos alunos em fase final ou que já haviam concluído o Ensino Médio Brasileiro.

Ano a ano o Exame teve um crescimento gigantesco, ganhando grande importância e valorização no cenário educacional. Hoje é o maior exame estudantil existente no Brasil e um dos maiores do Mundo.

Atualmente o ENEM é utilizado como um dos principais, se não, o principal critério seletivo para que os estudantes concorram a bolsas de Graduação Superior oferecidas pelos Programas do Governo Federal, alguns exemplos são: Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Vale citar, que a cada nova edição do ENEM, diversas Universidades Particulares também vêm aderindo ao Exame, dispensando assim os seus tradicionais vestibulares e utilizando o resultado do Exame do ano em vigor como critério de seleção para ingresso no Ensino Superior de suas Instituições.

Outros pontos positivos a se citar do ENEM é que com ele:

– É possível participar de Intercâmbio Internacional, através do Programa Ciência sem Fronteiras, uma excelente oportunidade para jovens estudantes universitários e pesquisadores, sendo um dos requisitos aos universitários que almejam essa experiência ter participado do ENEM, além de sua Universidade está inscrita no Programa.

– Também pode-se conseguir a Certificação do Ensino Médio, ou seja, jovens com maior idade de 18 anos e que ainda não concluíram o Nível Médio podem conseguir a certificação através da nota do ENEM, atingindo os requisitos exigidos em pontuação.

O ENEM acontece todos os anos, é composto por provas que somam 180 (cento e oitenta) questões e uma redação, sendo as provas realizadas em dois dias, sábado e domingo, sempre no segundo-semestre, costumeiramente nos meses de Outubro ou Novembro.

Podem concorrer ao exame os alunos que estejam concluindo ou que terminaram recentemente o ensino médio. Aos que não possuem os requisitos exigidos podem participar como trainee, ou seja, participar do EXAME para ganhar experiência e testar como anda suas habilidades, assim vai ganhando conhecimento para futuras edições.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *